Seleções masculina e feminina garantiram vaga em Tóquio-2020 (Crédito: Time Calderano)

Seleções masculina e feminina garantiram vaga em Tóquio-2020 (Crédito: Time Calderano)

A partir de agora, o Time Calderano fará sempre um resumo com o mês do Hugo, para informar quem não conseguiu acompanhar todos os seus passos nas semanas anteriores. Confira o que aconteceu em outubro/19 e depois nos conte o que você achou!

RANKING

Hugo se manteve na sexta posição do ranking da ITTF, com 12.790 pontos. Ele segue como o melhor não-asiático do mundo, 675 pontos atrás do quinto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto.

PRÉ-OLÍMPICO

No fim do mês, Hugo ajudou a seleção brasileira a conquistar o Pré-Olímpico por equipes e garantir vaga nos Jogos de Tóquio-2020. As disputas aconteceram em Lima, no Peru, na mesma arena onde, em agosto, ele levou as medalhas de ouro individual e de duplas masculinas nos Jogos Pan-Americanos – resultado que já havia assegurado a sua participação nas Olimpíadas.

O Brasil ficou com a vaga ao terminar na primeira posição do grupo único, que tinha ainda Argentina, Chile e Peru. Hugo venceu todos os jogos que disputou por 3 sets a 0, contra os argentinos Gastón Alto e Pablo Tabachnik, o chileno Juan Lamadrid e o peruano Rodrigo Hidalgo – confira aqui todos os resultados dele em 2019.

LIEBHERR OCHSENHAUSEN

Hugo passou invicto pelos importantes compromissos que teve por seu clube, o Liebherr Ochsenhausen, em outubro. Na Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa, foram dois confrontos. No primeiro, ele fez 3 a 0 no sueco Mattias Falck, atual vice-campeão mundial, e no paraguaio Marcelo Aguirre, sendo decisivo para a vitória por 3 jogos a 1 sobre Werder Bremen.

O segundo duelo foi mais equilibrado: 3 a 2 diante de Bad Königshofen. Hugo novamente fez duas partidas e venceu ambas: 3 sets a 2 no croata Filip Zeljko e 3 a 0 no alemão Bastian Steger. Os resultados fizeram com que ele fechasse outubro na liderança do ranking de atletas da Bundesliga, com sete vitórias em oito partidas.

Hugo também ajudou Ochsenhausen a derrotar Post SV Mühlhausen por 3 jogos a 0 nas quartas de final da Copa da Alemanha. Hugo abriu o confronto vencendo o alemão Steffen Mengel por 3 a 2. A vitória classificou a equipe para o Final Four da competição, que terá as disputas de semi e final no dia 4 de janeiro.

ABERTO DA ALEMANHA

No único evento internacional do mês em que participou individualmente, Hugo chegou às oitavas de final do Aberto da Alemanha, etapa Platinum do Circuito Mundial. Na primeira rodada, ele venceu o dinamarquês Jonathan Groth por 4 sets a 2. Na seguinte, em um duelo muito equilibrado, quem levou a melhor foi o chinês Yan An: 4 a 3.

NÚMEROS DO MÊS

  • 11 jogos
  • 10 vitórias
  • 1 derrota
  • 34 sets a favor
  • 10 sets contra
  • 90,9% de aproveitamento

COM A PALAVRA

“Não tem nada fácil na América Latina. É uma sensação muito boa garantir essa vaga. Não foi um campeonato fácil. Estou muito feliz pela equipe.”
Disse Hugo após a conquista da vaga olímpica por equipes

NA MÍDIA

Pela segunda vez, Hugo foi capa da revista japonesa World Table Tennis (veja ao lado), mais importante publicação especializada em tênis de mesa do mundo. Além disso, ele também foi destaque no site da revista GQ, em uma entrevista exclusiva, e conversou com a equipe do programa Bastidores do Esporte, da Rádio Bradesco Seguros.

 

 

 

PRÓXIMO MÊS

Confira o calendário do Hugo em novembro/19:

03/11 – Bundesliga | vs. Neu-Ulm
12/11 a 17/11 – Circuito Mundial | Aberto da Áustria
19/11 – Bundesliga | vs. Post SV Mühlhausen
21/11 a 24/11 – T2 Diamond | Cingapura
29/11 a 01/12 – Copa do Mundo individual | Chengdu (CHN)