Ligando os pontos: o estilo de Hugo Calderano sob a ótica de Steve Jobs
3/08/2020 - 17:41
Matéria originalmente escrita por Mamata Prabhu para o site da ITTF
Um bom atleta que possui uma infinidade de habilidades. Na verdade, a coleção de talentos de Hugo Calderano é tão grande que alguns podem achar que estão sendo enganados quando você tenta contar a eles. Talvez você já tenha tido uma conversa nos seguintes moldes com um amigo:
Sr. Possível: Conheço uma pessoa que ocupa a sexta posição no ranking mundial de tênis de mesa e consegue jogar tênis, futebol, basquete e xadrez, além de nadar, escalar, dar mortais, plantar bananeira e mais!
Sr. Impossível: Ah, vocês só pode estar brincando… Impossível.
Sr. Possível: Você não acredita em mim?
Sr. Impossível: Mostre que estou errado!
Sr. Possível: Veja aqui no Brasil… Ah, na verdade acho que ele está na Alemanha nesse momento… Esse é o cara de quem eu falava: Hugo Calderano!
O cubo mágico é um desafio que se mostra difícil para um novato decifrar, assim como é Hugo Calderano. Imagine tentar colocar as peças das mesmas cores juntas para desvendar os segredos de um cubo. Da mesma forma, juntar todas as atividades esportivas multidimensionais fazem com que esse ícone do tênis de mesa seja conhecido como “A sensação do Brasil”.
Esse jovem rapaz sabe tudo! Já ouviu a frase “quando trabalho se torna diversão”? Muito convenientemente, Hugo é um dos atletas mais fortes e em forma, então ele fez seu trabalho virar diversão ou a diversão virou trabalho? Hmm, estou confusa!
Futebol é como café da manhã para esse brasileiro. Hugo gosta de trabalhar os seus movimentos favoritos diariamente, começando por uma caneta pela manhã, uma lambreta à tarde, terminando o dia com algum treino de cabeçadas.
Sr. Possível: Agora você acredita em mim?
Hugo também é muito habilidoso com as mãos, demonstrando incríveis movimentos de basquete que deixariam alguns atletas da NBA impressionados. Veja o seu insano arremesso sentado, acertando a cesta a mais de 50 metros de distância. Temos o nosso próprio Michael Jordan aqui!
Mortais para frente e para trás são uma alternativa a andar quando Hugo está apressado para o treino em seu clube, o Liebherr Ochsenhausen. Na verdade, Hugo parece não gostar de deixar suas pernas fazerem todo o trabalho. Aqui está ele após um cansativo treinamento indo de sala em sala plantando bananeira:
Ver essa foto no Instagram
Quando o treino de pernas foi muito pesado 😂 When leg workout was too hard 😂 #handstandwalk
Sr. Impossível: Uau, realmente inacreditável!
Em um dia mais calmo, Hugo gosta de jogar xadrez e resolver o seu cubo mágico, seja o cubóide, o skewb ou o mais desafiador pentamix.
Sr. Possível: Ah, você ainda não acredita em mim. Então, veja:
Aos domingos, ele pratica escalada, nada e/ou joga uma partida de vôlei de praia – e isso deveria ser um dia de descanso!
Sr. Possível: Veja, isso é o que tenho dito esse tempo todo! Já acredita em mim?
Hugo, mais conhecido como uma das grandes estrelas do tênis de mesa, parece ter escolhido uma estratégia multidimensional para se manter em forma. O tênis de mesa é um esporte que exige grande forma em termos de velocidade, agilidade, destreza, flexibilidade, força, equilíbrio e muito mais – é uma das modalidades mais rápidas do planeta e requer decisões que precisam ser executadas em milissegundos! Força mental, capacidade de reação, criatividade e espontaneidade são condições vitais para se atuar no mais alto nível.
Agora, se realmente dividirmos todas as facetas do tênis de mesa profissional, veremos que estamos na base da pirâmide.
Todas as habilidades esportivas são interligadas e interdependentes. Um dos melhores exemplos que se pode destacar é o backhand com as duas mãos, um golpe que tem a assinatura do Hugo e é usado em situações ímpares – exige uma variedade de habilidades desde espontaneidade, criatividade e agilidade mental até capacidades físicas como equilíbrio, rapidez e coordenação. A fusão de todas essas habilidades físicas e mentais levaram a um golpe de mestre que não é ensinado nas escolas de tênis de mesa.
Ver essa foto no Instagram
Tudo isso me faz lembrar da famosa citação sobre “ligar os pontos” feita pelo Sr. Steve Jobs:
“Você não consegue ligar os pontos olhando para frente; você só consegue ligá-los olhando para trás.”
Agora, se olharmos o golpe de mestre do Hugo de trás para frente, encontraremos uma série de dinâmicas que levaram a esse movimento. Analisar a ação cientificamente poderia nos apresentar muitas teorias baseadas em cálculos, execução e finalização do golpe.
No entanto, a maneira como Hugo mantém a forma, suas habilidades para praticar diferentes esportes, sua finesse mental, sua atitude para ir além do dicionário do tênis de mesa e sua convicção para produzir essa obra-prima surgem sem esforço, já que ele conecta os pontos inerentemente.
Vamos todos ser um pouco mais como o Hugo e começar a ligar os pontos!
Deixe um comentário