Hugo chega aos Jogos Pan-Americanos em meio a uma maratona de competições (Foto: WTT)

O sorteio das chaves dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, aconteceu na última sexta-feira (27) e revelou o caminho que o Hugo terá no evento. As competições do tênis de mesa serão realizadas entre domingo, 29 de outubro, e 5 de novembro, no Centro de Treinamento Olímpico. Ele disputará os torneios individual, de duplas masculinas e por equipes. 

O primeiro desafio do Hugo acontecerá nas duplas. Ele e o Vitor enfrentam os mexicanos Marcos Madrid e Rogelio Castro, neste domingo (29), às 16h (de Brasília). No individual, o adversário do Hugo na rodada de abertura será o peruano Carlos Fernandez, na segunda-feira (30), em horário a ser confirmado. O ganhador terá pela frente Heber Moscoso ou Edward Ly. Nas equipes masculinas, o Brasil caiu no Grupo 1, que tem Equador e Paraguai. A competição começa na quinta-feira (2). 

EM BUSCA DE UM RECORDE

Esta será a terceira participação do Hugo nos Jogos Pan-Americanos. Ele, que já conquistou quatro ouros e um bronze, e nunca perdeu uma partida sequer no evento, buscará confirmar sua hegemonia e alcançar mais um marco histórico: se tornar o primeiro tricampeão individual do tênis de mesa em Jogos Pan-Americanos. 

Em Toronto 2015, Hugo trouxe o título individual de volta para o Brasil após 20 anos de jejum. A última medalha de ouro do país no individual havia sido conquistada em 1995. Em Lima 2019, ele garantiu novamente o ouro no individual. 

Somados aos dois ouros individuais, o Hugo também venceu as disputas por equipes em Toronto 2015 e de duplas masculinas no Pan de Lima 2019. No Peru, levou ainda o bronze por equipes.

Confira abaixo tudo sobre a competição:

QUEM PARTICIPA

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 reunirão 32 atletas no torneio individual masculino. Hugo, 4º do ranking mundial, é o cabeça de chave número 1. Além dele, o Brasil terá Vitor Ishiy (97º) na disputa individual. Serão ao todo nove jogadores do Top 100.

Entre os nomes confirmados, estão Nicolas Burgos (54º), chileno que contará com a torcida ao seu lado, Brian Afanador (71º), de Porto Rico, Santiago Lorenzo (79º), da Argentina, Marcos Madrid (85º), do México, Alberto Mino (87º), do Equador, Eugene Wang (91º), do Canadá, e Horacio Cifuentes (93º), também da Argentina.

Confira aqui a lista completa de participantes dos Jogos Pan-americanos de Santiago.

TIME BRASILEIRO EM AÇÃO

No torneio de duplas masculinas, Hugo e Vitor unirão forças em busca de uma medalha. Já na competição por equipes, os dois dividirão a mesa com Eric Jouti (172º).

O time feminino do Brasil será representado pelas irmãs Bruna (23ª) e Giulia (108ª) Takahashi, no individual e nas duplas femininas. Na disputa por equipes, as duas terão a companhia de Bruna Alexandre (220ª).

Nas duplas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi disputam uma medalha e uma vaga nos Jogos de Paris, em 2024. Os finalistas do torneio garantem a classificação.

SISTEMA DE DISPUTA

Tanto no torneio individual como no de duplas masculinas e femininas, todas as partidas do Pan serão disputadas em melhor de 7 sets, com sistema de eliminação direta.

No evento por equipes, será disputada uma fase de qualificação de grupos e, depois, a competição seguirá para as eliminatórias. O torneio acontecerá no sistema olímpico.

Todas as partidas das equipes serão em melhor de 5 sets. Os times são compostos por três jogadores que disputarão uma partida em dupla e outras quatro (se necessário) individuais. Cada atleta pode participar de, no máximo, duas partidas.

Serão 12 equipes distribuídas em quatro grupos – três equipes por grupo. Todas elas se enfrentam e as duas melhores avançam para as eliminatórias.

FORMATO POR EQUIPES

● Jogo 1: BC vs. YZ (duplas).

● Jogo 2: A vs. X.

● Jogo 3: C vs. Z.

● Jogo 4: A vs. Y.

● Jogo 5: B vs. X.

O QUE ESTÁ EM JOGO

As disputas individuais e de duplas distribuem a seguinte pontuação para o ranking mundial:

Campeão: 500 pontos

Vice-campeão: 350 pontos

Semifinal: 175 pontos

Quartas de final: 90 pontos

Oitavas de final: 45 pontos

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação de cada dia de disputa dos Jogos Pan-americanos de Santiago:

Domingo: (29/10): eliminatórias de duplas femininas, masculinas e mistas

Segunda-feira (30/10): eliminatórias do torneio individual e semifinais e final de duplas mistas

Terça-feira (31/10): eliminatórias do torneio individual e semifinais e finais de duplas masculinas e femininas

Quarta-feira (1/11): semifinais e finais do torneio individual

Quinta-feira (2/11): fase de grupos por equipes

Sexta-feira (3/11): fase de grupos e eliminatórias por equipes

Sábado (4/11): semifinais por equipes

Domingo (5/11): finais por equipes

COMO ACOMPANHAR

Os Jogos Pan-americanos de Santiago têm transmissão do Canal Olímpico do Brasil – na plataforma do Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil – e da CazéTV.

Como sempre, também teremos nossa cobertura nos canais do Time Calderano no Instagram e no Telegram!