Projetos sociais: Movimento Pró-Tênis – São Carlos (SP)
11/09/2019 - 7:39
Foi na sua própria história que Oscar de Almeida Filho se inspirou para criar o Movimento Pró-Tênis, em 2012, e começar a transformar a vida de centenas de crianças em São Carlos (SP). Seu objetivo era claro: fazer com que o esporte abrisse portas para crianças carentes, da forma como o tênis de mesa fez com ele há cinco décadas.
“Vim de uma família humilde, pobre. Perdi meu pai aos 13 anos e, a partir daí, tive que olhar para o mundo sabendo que não podia mais errar. E foi o tênis de mesa que me abriu portas e deu uma outra visão de mundo. Foi o que me fez conhecer pessoas, romper barreiras. E foi assim que vi uma possibilidade de devolver a oportunidade que o mundo me deu através do esporte. Não fui atleta profissional, mas foi o tênis de mesa que me permitiu chegar aonde estou”, contou.
A chance que Oscar buscava estava nas escolas públicas de São Carlos – e, curiosamente, não começou com o tênis de mesa. Inicialmente, seu projeto envolvia apenas o tênis de campo, já que havia conseguido uma parceria para levar a modalidade aos colégios e selecionar os mais talentosos para treinamentos mais aprofundados.
A iniciativa caminhava bem até que, três anos depois, a Secretaria Municipal de Esportes pediu que o projeto fosse replicado no tênis de mesa. Entusiasmado, Oscar cumpriu com sucesso a missão: hoje, mais de 100 crianças de 12 a 15 anos aprendem a modalidade em escolas públicas da cidade. Os 18 que mais se destacam são preparados para disputarem competições, recebendo todo apoio e estrutura para treinos e viagens.
“No ano passado, por exemplo, fomos campeões dos Jogos Regionais, desbancando Piracicaba com uma equipe que tinha 80% dos atletas saídos do projeto. Os alunos saem do anonimato, deixam a arquibancada para serem aplaudidos no meio da quadra. Muitos sequer já haviam saído do bairro onde vivem. Isso faz toda a diferença, muda a vida”, afirmou.
Os resultados animam Oscar, mas não são o que mais movem o projeto. Uma história recente contada por ele ilustra bem o que lhe dá ainda mais satisfação no Movimento Pró-Tênis.
“Na final dos últimos Jogos Regionais, um atleta nosso vencia por 2 sets a 0 e tinha 8 a 7. Se vencesse, seríamos campeões. No ponto seguinte, a bola do adversário dele pegou na casquinha, mas o juiz não viu. Nosso atleta viu e avisou o árbitro. Eu disse a ele que foi o ponto mais bonito dos Jogos. Meu sonho é que meus filhos e netos possam encontrar essas crianças que passaram pelo projeto com esse tipo de formação, caráter, princípios”, revelou.
TÊNIS DE MESA NO BAIRRO DA JUVENTUDE
Onde? Rua Joaquim da Cruz Penalava, 222 – São Carlos/SP
Quando? Em diferentes dias da semana, nas escolas públicas da cidade
Quem pode participar? Alunos da rede pública da cidade
Quanto custa? Nada. Não precisa levar raquete
Quem devo procurar? Oscar de Almeida Filho, coordenador: (16) 98146-1733
Como posso ajudar o projeto? Doação de materiais
Leave a Reply