O mês do Hugo: Março/2023
31/03/2023 - 10:12
Quinto colocado do ranking mundial, Hugo encerrou o mês de março com grandes conquistas, começando pela campanha destacada que lhe rendeu a medalha de bronze no WTT Grand Smash Singapura, no último dia 18.
Em sua estreia, Hugo bateu o sul-coreano Cho Seungmin por 3 sets a 2. Depois, derrotou o japonês Yukiya Uda por 3 a 1. Já nas oitavas de final, outra vitória por 3 a 1, sobre o esloveno Darko Jorgic. Ele estava demais!
Nas quartas de final, Hugo despachou o nigeriano Quadri Aruna por 4 sets a 0. Até que veio a missão mais dura, na semifinal, em que era o único não-chinês: encarar Ma Long, bicampeão olímpico, tricampeão mundial e atual número 2 do mundo. Hugo acabou superado por 4 sets a 1 e ficou com o bronze.
VICE NA T-LEAGUE
Hugo não teve muito tempo para descansar, pois logo viajou para o Japão para a disputa da final da T-League, a Liga Japonesa de tênis de mesa. O Kinoshita Meister Tokyo ficou com o vice-campeonato.
O Kinoshita teve a melhor campanha da fase de classificação, com 13 vitórias e oito derrotas. A grande decisão aconteceu diante do Ryukyu Astida, com vitória do time de Tomokazu Harimoto por 3 jogos a 2.
NÚMEROS DO MÊS
- 7 jogos
- 4 vitórias
- 16 sets a favor
- 12 sets contra
RANKING MUNDIAL
Outro grande feito de Hugo foi terminar o mês de março em quinto lugar no ranking mundial, com 3875 pontos. Assim, ele completa 229 semanas seguidas no Top 10 da lista. Ao longo da carreira, foram 241 semanas. Atualmente, ele é o melhor não-asiático do mundo.
Hugo tem 250 pontos a mais do que o sexto colocado, o sueco Truls Moregard. Ele está atrás dos chineses Fan Zhendong, Ma Long e Wang Chuqin, que somam 9.700, 5.800 e 4.955 pontos, respectivamente. O quarto é o japonês Tomokazu Harimoto, com 4.195.
Vale lembrar que o ranking mundial considera apenas os oito melhores resultados dos últimos 12 meses, sendo que somente um evento continental pode ser contabilizado – já publicamos aqui um post explicando como funciona a lista.
HUGO NA MÍDIA
Em março, Hugo participou de matéria produzida pela TV Globo DF sobre a Metodologia Hugo Calderano by FitPong e como o projeto pode impulsionar a prática do tênis de mesa na capital federal.
Hugo também foi um dos personagens de matéria veiculada pelo jornal O Globo com nove brasileiros que podem conquistar pela primeira uma medalha olímpica no Jogos de Paris-2024.
PRÓXIMO MÊS
Neste embalo, Hugo disputará dois WTT Champions em sequência na China. O primeiro será em Xinxiang, de 9 a 15 de abril. Na semana seguinte, ele jogará em Macau, entre os dias 17 e 23 de abril.
Hugo está cada vez mais consistente na sua estratégia agressiva. Pra mim, ele encontrou o caminho e está muito regular, minimizando erros. Hugo tem capacidade para ganhar dos Chineses que estão na sua frente no ranking mundial. Basta persistência para aumentar ainda mais a confiança e consistência. Estaremos sempre torcendo por ele!
Valeu pelo apoio, Waldir!
Time Calderano