Projeto UNIDOS NA MESA leva tênis de mesa a cerca de 200 pessoas em Campo Grande (MS)

Projeto UNIDOS NA MESA leva tênis de mesa a cerca de 200 pessoas em Campo Grande (MS)

A campanha do Time Calderano de doação de materiais para projetos sociais ligados ao tênis de mesa foi um sucesso: ficamos felizes e surpresos com a quantidade de iniciativas que existem Brasil afora! Decidimos, então, contar aqui as histórias de algumas dessas belas ações, toda semana, sempre às terças. Esperamos inspirar mais pessoas a apoiar e, quem sabe, até criar seu projeto!

Professor de Educação Física da rede pública há mais de 30 anos, Edson Ueti criou o projeto UNIDOS NA MESA, em Campo Grande (MS), para oferecer a outras pessoas as mesmas oportunidades que teve ainda bem jovem, graças ao tênis de mesa. Foi por meio da modalidade que muitas portas se abriram, começando pela inserção na sociedade e chegando até a sua escolha profissional.

Conheça mais projetos:
+ Equipe Força – Duque de Caxias (RJ)
Sacando para o Futuro – Cerquilho (SP), Laranjal (SP) e Boituva (SP)
+ Tênis de Mesa Mão Amiga – Camaçari (BA)
+ Tênis de Mesa no Bairro da Juventude – Criciúma (SC)

Hoje, Edson tira recursos do próprio bolso para custear o UNIDOS NA MESA, que atende cerca de 200 pessoas na capital sul-matogrossense. Duas vezes por semana, ele conta com o apoio dos ex-pupilos Rafael Watanabe – contemporâneo do Hugo – e Jackson Job para levar o tênis de mesa à quadra esportiva da unidade escolar estadual José Maria Hugo Rodrigues.

“Há 30 anos, sair da periferia para ir ao centro praticar e conhecer o tênis de mesa era uma experiência grande. Faz parte de uma abertura social. Aconteceu comigo e quis que acontecesse com outros, por isso montei o projeto”, contou.

O impacto social do tênis de mesa foi o que motivou Edson a batalhar para que a modalidade chegasse às escolas – não apenas como lazer, mas como uma oportunidade de vida.

“Quando decidi pela Educação Física, nenhuma escola daqui tinha tênis de mesa. Mas era o que eu sabia e fui atrás disso. Levei também para escolas particulares, muitos receberam bolsas. É uma oportunidade para alcançar algo dentro da educação, não só no esporte”, disse.

UNIDOS NA MESA
Onde? Rua Hugo Pereira do Vale, 183 – Mata do Jacinto – Campo Grande (MS)
Quando? Terças, das 15h às 18h30, e sábados, das 8h às 12h30
Quem pode participar? Aberto a toda a comunidade
Quanto custa? Nada. Não precisa levar raquete
Quem devo procurar? Edson Ueti, coordenador: (67) 99655-3970
Como posso ajudar o projeto? Doação de materiais

Hugo Calderano já competiu com Rafael Watanabe (1º à esq.), voluntário do UNIDOS NA MESA (Crédito: Time Calderano)

Hugo Calderano já competiu com Rafael Watanabe (1º à esq.), voluntário do UNIDOS NA MESA (Crédito: Time Calderano)