Tudo o que você precisa saber sobre a Bundesliga e a Copa da Alemanha
28/10/2024 - 19:07
Quem vem acompanhando o Hugo certamente já viu resultados dele na Bundesliga, como é a chamada a liga alemã de tênis de mesa, e na Copa da Alemanha. Mas sabemos que nem todo muito sabe muito bem como funcionam essas competições, a importância delas e os grandes nomes que as disputam. Quer conhecer mais esses eventos que fazem parte do calendário do Hugo? Tem tudo aqui:
Longa trajetória na Alemanha
Antes de falar das competições em si, vale lembrar que o Hugo já tem uma longa história no tênis de mesa alemão. Ele chegou ao Liebherr Ochsenhausen em 2014, aos 18 anos, e, desde então, teve apenas duas curtas passagens por outros clubes: Orenburg, da Rússia, em parte da temporada 2021/22, e Kinoshita Meister Tokyo, do Japão, em 2022/23.
Hugo foi contratado por Ochsenhausen com uma grande responsabilidade: substituir o sul-coreano Ryu Seung-min, campeão olímpico em 2004. Rapidamente, ele assumiu o papel de protagonista na equipe, liderando as conquistas da Bundesliga e da Copa da Alemanha na temporada 2018/19. Foram as primeiras taças do clube após um hiato de 15 anos.
Nesse período, Hugo ainda conduziu Ochsenhausen a outras quatro finais: duas na Bundesliga (2017/18 e 2019/20) e duas na Copa (2019/20 e 2020/21).
A Bundesliga
Disputada desde a década de 1940, a Bundesliga é a mais tradicional e importante liga nacional de tênis de mesa fora da Ásia. Reunindo 10 dos 30 primeiros colocados do ranking mundial, a competição tem um altíssimo nível técnico. Veja os melhores ranqueados que disputam a liga:
- Hugo (6º do ranking mundial)
- Patrick Franziska (11º)
- Dang Qiu (13º)
- Darko Jorgic (15º)
- Dimitrij Ovtcharov (17º)
- Shunsuke Togami (19º)
- Benedikt Duda (22º)
- Kao Cheng-Jui (23º)
- Anton Kallberg (27º)
- Anders Lind (29º)
A Bundesliga conta com 12 equipes. A cada temporada, elas se enfrentam em turno e returno na fase de classificação, totalizando 22 jogos para cada. As quatro melhores classificadas avançam para as semifinais, disputadas em melhor de três partidas. Já a decisão acontece em um duelo único. O último colocado é rebaixado para a segunda divisão.
Cada confronto é disputado em melhor de cinco jogos, sendo até quatro individuais e um de duplas, estruturados da seguinte forma:
Time mandante (jogadores A, B e C) x Time visitante (X, Y e Z)
- A x Y
- B x X
- C x Z
- A x X
- Duplas
As duplas de cada lado são escaladas pelos técnicos após o segundo jogo, sendo que os atletas A e X não podem participar dessa partida.
As equipes podem levar mais de três atletas para o confronto e eventualmente fazer substituições. As trocas podem ser feitas após o segundo jogo, valendo apenas para a quarta partida (A x X). E os substitutos não podem ter disputado nenhum dos três primeiros jogos.
A Copa da Alemanha
Já a Copa da Alemanha reúne 16 equipes: as 12 da Bundesliga e outras quatro de divisões inferiores. A competição é disputada somente em sistema eliminatório, começando a partir das oitavas de final, sempre em confrontos únicos, no mesmo formato da liga.
As semifinais e finais são disputadas em um único dia e um mesmo ginásio, em um evento chamado de Final Four.
Próximos compromissos
Nesta última semana de outubro, Hugo terá importantes desafios na Alemanha. Na terça-feira, dia 29, Ochsenhausen enfrentará Grünwettersbach pelas quartas de final da Copa. Já na quinta, dia 31, o adversário será Borussia Düsseldorf, em duelo que envolve uma das maiores rivalidades do tênis de mesa alemão.
Ambas as partidas terão transmissão ao vivo aqui no site do Hugo!